Insetos














 


















 









 
 


Sabiá-do-campo





   Imitam os cantos e chamados de outras aves, mas sem grande perfeição. Alimenta-se de frutos e invertebrados como formigas, cupins e besouros. A fêmea põe de 3 a 4 ovos. Vive em campos e cerrados, geralmente em bandos. Seu tamanho é de 26 centímetros e pesa cerca de 73 gramas. Possui uma cor cinzenta no dorso e branco-amarelado no peito e o ventre. Choca, em média, 2 a 3 ovos.


Sanhaçu-cinzento





  Tem o corpo cinzento, ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras. Também conhecido como  sanhaçu, sanhaçu-comum, sanhaçu-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul, azulão e sanhaçu-azul. Alimentam-se de frutos, folhas, brotos, flores e insetos.
A fêmea põe de 2 a 3 ovos.



Jaçanã



  Ave encotrada facilmente em brejos e margens de rios. Possui os pés enormes para seu tamanho. Além de ter os dedos longos e finos. Anda e corre pelas folhas das plantas boiando como se estivesse em chão seco. Alimentam-se de insetos e outros invertebrados, Come também grãos. A postura é de 4 ovos e são chocados durante 28 dias. Tem vasta distribuição nas Américas. Também são conhecidas pelos nomes de aguapeaçoca, cafezinho, ferrão, japiaçó, marrequinha, nhaçanã, nhançanã, nhanjaçanã, piaçoca, pia-sol e Narceja.













Rolinha-Caldo-de-Feijão




 
  É comum em boa parte das grandes cidades brasileiras. Ela se encontra em maior quantidade em locais alterados pelo homem do que em seu habitat natural, que são áreas abertas, campos e plantações. O macho é marrom-ferrugíneo com a cabeça cinza-azulada e a fêmea é inteiramente marrom-clara. Seu ninho é feito com pequenos galhos em arvores ou arbustos a pouca altura do solo. Postura de 2 ovos, chocados pelo macho e fêmea entre 11 e 13 dias.





Garça-branca




  A garça branca recebe esse nome pelo fato de ser completamente branca,
tendo apenas o bico longo e amarelo e os dedos e pernas pretas. Mede em média de 70 a 85 cm. Vivem em lagos e rios. Alimentam-se basicamente de seres aquáticos, como: anfíbios, répteis, peixes e invertebrados.