Pernilongo-de-costas-negras

  Também conhecido como perna-de-pau e maçaricão.  Mede 38cm de comprimento. Os adultos têm longas pernas rosa, um bico comprido e preto e uma extensa faixa branca que se estende na parte inferior do abdome, pescoço e parte da cabeça, e tem sua parte superior preta, assim como a nuca e costas.  As pernas medem, sozinhas, cerca de 16 cm e, quando ave voa estas ficam dispostas longitudinalmente em relação ao corpo. Esta espécie frequenta mangues, lagos e regiões  alagadiças.

Colerinho ( Sporophila albogularis )










  Tem 10,5 cm. Encontrado exclusivamente no Brasil, no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Vive em pequenos grupos fora do período reprodutivo, às vezes misturado a outras espécies que também se alimentam de sementes. Existem muitos indivíduos em cativeiro. O macho possui a cabeça enegrecida e o restante das partes superiores cinza, a garganta branca, cuja tonalidade estende-se para cima, formando um colar incompleto na nuca; a fêmea é marrom-acinzentada nas partes superiores e amarelo-esbranquiçadas nas inferiores. Conhecido também como brejal e golinho.

Bem-te-vi



  Vive nos campos, mas vistos facilmente nas cidades. Alimenta-se de pequenos insetos, pedaços de frutas e minhocas. Quando canta produz um som que se assemelha a um chamado: ´´BEM-TE-VI, BEM-TE-VI``. Tem em media 25 cm de altura.



Tatuzinho de jardim

 
  Os tatuzinhos são crustáceos do mesmo grupo dos caranguejos, camarões e lagostas. Vive em lugares úmidos, sob pedras e galhos caídos no solo. Alimenta-se de matéria orgânica em decomposição. São crustáceos importantes na reciclagem de nutrientes. São também conhecidos como tatus-bolas. A maior parte das espécies é unissexual  e ovíparas.