Coruja-buraqueira




  A Coruja-buraqueira mede 27 cm de comprimento. Vive em buracos cavados no solo; embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais, é uma coruja terrícola e de hábitos diurnos. Costuma ficar próximo do buraco e ao sentir-se ameaçada ali se refugia ou levanta vôo emitindo um canto estridente. Costumam habitar as áreas abertas dos campos, pastos, restingas, desertos, planícies. É uma grande predadores de ratos. É também conhecida pelos nomes de caburé-de-cupim, caburé-do-campo, coruja-barata, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco.


 

 

Gambá

  Também conhecido por cassaco, sarigüe, saurê, mucura, micurê, taibu, tacacá, ticaca, e timbu.
O gambá é do grupo dos mamíferos marsupiais. Existem gambás por quase todo o Brasil. Possui uma pelagem acinzentada e olhos grandes e pretos. Tem hábitos noturnos, caça insetos e pequenas cobras, mas também come frutas. Os filhotes costumam ficar na bolsa da mãe até crescerem e serem capazes de buscar seu próprio alimento.

Cágado





  São encontrados em rios e lagoas. São Carnívoro. Desova entre 1 e 14 ovos por postura e incubação de aproximadamente 321 dias. Vive Aproximadamente 20 anos. Apresenta um pescoço comprido e quando recolhe a cabeça para dentro do casco, o faz dobrando-a de lado. No Brasil, existem 16 diferentes espécies de cágado, 6 delas ocorrendo no estado de São Paulo. O acasalamento ocorre entre setembro e janeiro, durante a primavera e o verão, sempre dentro d’água. As desovas ocorrem posteriormente, de janeiro a junho, com o maior número sendo observado em abril. Os ovos são enterrados em um ninho aberto no solo. As fêmeas adultas são maiores que os machos, podendo alcançar 25 centímetros de comprimento do casco e 1.500 gramas de peso.




Jibóia

 
  Ofídio sul-americano da família dos boídeos (constrictor constrictor ) umas das mais belas serpentes. Sua coloração pardo-rosa com faixas escuras no dorso e desenhos laterais ovóides ou rômbicos. Atinge até 5 metros de comprimento, só perdendo nas Américas para a sucuri. As jibóias são ovíparas e algumas espécies encubam os ovos entre suas próprias espirais. Animal arborícola e de hábitos noturnos, alimenta-se de pequenos mamíferos e pássaros e matam suas presas por constrição. Não é venenosa.

A dormideira ou sensitiva (Mimosa pudica L.)

 A dormideira ou sensitiva é um pequeno arbusto da América tropical, pertencente à família das ervilhas.
Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia). Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas, tal como a Neptunia, ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae.
Não deve ser confundida com a planta de nome comum mimosa.

Mussambê

 É um arbusto que cresce em baixios, lagoas, beira de rios e açudes da Caatinga. Possui flores com quatro pétalas brancas.
 Sua polinização é feita por  mariposas.

Rio Piancó


O rio que banha vários municípios da Paraíba. Nasce no município de Conceição, e da origem ao Vale do Piancó.  




A vida nas salsas


Melão de são Caetano

 


É muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. O fruto quando maduro tem cor de ouro, sementes vermelhas e se abre espontaneamente em 3 partes.








Fruto
Flor do Melão de são Caetano

Libélula

 

 As libélulas são insetos de abdome alongado, possuem dois pares de asas e olhos compostos que conferem excelente visão panorâmica e auxilia na busca por alimentos. Alimentam-se de insetos, peixes juvenis, girinos e indivíduos da própria espécie. Vivem próximas a regiões de água limpa.